PortosRio discute integração Porto-Cidade no III Fórum de Soluções do Porto Maravilha
Na última quarta-feira (31), a PortosRio marcou presença na 3ª edição do Fórum de Soluções do Porto Maravilha, realizado no Novotel Porto Atlântico. O evento, promovido pelo Clube Empreendedor Brasil em parceria com o Distrito Empresarial do Porto do Rio, reuniu autoridades, líderes, empreendedores, especialistas e a comunidade para discutir e propor soluções inovadoras para os desafios urbanos do Porto Maravilha, visando o crescimento sustentável e o fortalecimento da região.
O presidente da PortosRio, Francisco Martins, integrou o painel “Integração Porto-Cidade” ao lado do presidente da Logística Brasil, André de Seixas, entre outros participantes renomados. Em sua fala, Francisco Martins destacou os planos de expansão para o Porto do Rio de Janeiro:
“Teremos quatro novas áreas incluídas nos pacotes de concessões, em curto prazo, e o nosso planejamento vai além da poligonal do porto, que abrange uma hinterlândia muito maior que os limites municipais. Anualmente, são 19 bilhões de dólares movimentados em mercadorias e quase 5 bilhões de reais em impostos. Este ano, os investimentos públicos do Governo Federal chegam a aproximadamente 500 milhões de reais, destinados a dragagens e à ampliação e modernização do Cais da Gamboa. Vale ressaltar que essa expansão e modernização são fundamentais para continuarmos a contribuir significativamente para a economia local e nacional.”
Em outra mesa de debates, Luiz Henrique Carneiro, diretor do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado do Rio de Janeiro (Sindoperj), enfatizou a importância estratégica do Porto do Rio de Janeiro, que tem se consolidado como um grande ponto de abastecimento não apenas para o estado, mas também para Minas Gerais e, mais recentemente, para Espírito Santo e Santa Catarina.
A programação do fórum incluiu também temas como infraestrutura, mobilidade urbana, preservação do patrimônio, inovação tecnológica, inclusão social, sinalização, fluxo rodoviário, iluminação, segurança e habitação. Por meio de palestras, painéis de discussão, workshops e atividades práticas, o evento teve como objetivo promover um diálogo colaborativo entre diversos setores da sociedade.
Foi reforçada a importância do planejamento e da modernização, visando um futuro próspero para o Porto Maravilha como polo econômico, cultural e social, contribuindo para a qualidade de vida da região e de seus habitantes. O evento serviu ainda como plataforma para a identificação de oportunidades de investimento e parcerias que possam impulsionar o desenvolvimento sustentável e a transformação da região.
Por ASSCOM