Guarda Portuária recebe orientações sobre assédio e discriminação


Data

A última palestra desta edição do Grupo Itinerante de Instrução e Orientação Social da PortosRio foi direcionada à Guarda Portuária, com foco na conscientização sobre assédio e discriminação. O evento aconteceu no Centro de Comando e Controle de Segurança Portuária (CCCSP) do Porto do Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (14).

grupo itinerante guarda portuaria set 23

Os integrantes da Guarda Portuária presentes no encontro serão responsáveis por compartilhar as orientações com seus colegas na mesma área de atuação. Eles receberam informações detalhadas, incluindo definições e exemplos práticos de comportamentos e falas que podem ser caracterizados como assédio ou discriminação no ambiente de trabalho. Além disso, foram apresentadas diretrizes para prevenção, suporte e denúncia dessas práticas, visando combater condutas inaceitáveis e promover a conscientização sobre direitos e responsabilidades dos colaboradores.

As apresentações foram conduzidas pelos membros do grupo, que representam diversas áreas da Autoridade Portuária: Ouvidoria-Geral, Gerência de Compliance e Riscos, Comissão de Ética, Corregedoria, Comitê de Gênero e Diversidade, Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho e Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio. Essa iniciativa reflete o compromisso da empresa em criar um ambiente de trabalho saudável, inclusivo e respeitoso, onde todas as formas de assédio e discriminação são firmemente condenadas.

Ao longo das cinco palestras realizadas durante este ciclo do Grupo Itinerante, foi divulgado o "Guia Lilás: Orientações para Prevenção do Assédio Moral, Sexual e Discriminação no Governo Federal," desenvolvido pela Controladoria-Geral da União (CGU). A disseminação desse material, por meio das apresentações e do canal interno de comunicação da companhia, representa um passo importante no trabalho de conscientização e prevenção.