File Formats used in this website


Updated 06/24/2022

ODF (OpenDocument Format)
Constitui um padrão aberto para o armazenamento de documentos. Um padrão aberto deve ser entendido como uma especificação disponível a qualquer desenvolvimento, com o objetivo de garantir a longevidade do conteúdo do documento, a interoperabilidade entre aplicativos e a independência de fornecedores.

Filename extension of open format:

 Extension Document type
 .odt Text document
 .ods Spreadsheet
 .odp Presentation

 

ODT (OpenDocument Text)
O formato de arquivo ODT (Open Document Text) é um arquivo de processamento de texto usado pelo OpenOffice e pelo LibreOffice. Este formato é semelhante ao formato de arquivo DOC / DOCX do Microsoft Word. No entanto, o ODT é um documento de código aberto que não exige nenhuma licença para ser comprada.

ODS (OpenDocument Spreadsheet)
Significa Open Document Spreadsheet, é um formato não proprietário de arquivo basedo em XML, padronizado pela ABNT sob a norma NBR ISO/IEC 26300:2006. É comumente chamado de planilha, similar ao XLS do MS Office Excel, porém aberto, por isso deve ser utilizado em substituição ao XLS. Planilhas são largamente utilizadas, são de fácil utilização e manipuláveis por diversos aplicativos. Apesar de ser um formato estruturado, é muito flexível, possibilitando manipulação e mistura de diversos tipos de dados, como imagens e textos formatados. Para a publicação de dados abertos tabulares, é recomendável a utilização de CSV, pela sua simplicidade e padronização.

ODP (OpenDocument Presentation)
O ODP foi criado como uma resposta direta ao formato PPT proprietário usado pelo Microsoft Office e como uma tentativa de criar um padrão de compartilhamento de arquivos independente de plataforma. O formato ODP é suportado pela maioria dos aplicativos de escritório, incluindo o MS Office.

CSV (Comma-Separated Values0
Ou  valores separados por vírgula, e é um formato para armazenamento de dados tabulares em texto. A codificação é muito simples: cada linha do arquivo representa uma linha na tabela, e as colunas são separadas por vírgula. Campos que podem conter vírgula devem ser delimitados por aspas. CSV é recomendado para representação de estrutura de dados mais simples, de natureza tabular, onde não existem subpropriedades ou listas, gerando um arquivo menor e mais leve para processamento. Arquivos CSV são processáveis diretamente por editores de planilhas, como o OpenOffice e o MS Excel.

SVG (Scalable Vector Graphics)
uilizado para dados vetoriais e geográficos, (o Drupal tem ferramentas para implementar o uso deste formato de imagem)

 

Também são publicados arquivos no formato proprietário da Suite Office365 da Microsoft. 

Extensões de arquivo de formato proprietário da Microsoft

 Extensão Tipo de documento
 .docx Documento de texto
 .xlsx Planilha eletrônica
 .ppt Apresentação de slides

Estes formmatos de arquivo, por não serem do tipo Formato Aberto,estão sendo substituidos por seus correspondentes do padrão ODF citado acima.

 

PDF (Portable Document Format)
O PDF é um formato de arquivo que foi desenvolvido pela Adobe Systems e sua sigla significa Formato Portátil de Documento. Ele é ideal para visualização e impressão de documentos e é amplamente utilizado devido à facilidade de enviar e receber arquivos nesse formato.