Porto do Rio de Janeiro lidera crescimento entre os portos públicos no 1º semestre, com alta de 24,9% na movimentação de cargas

No primeiro semestre de 2025, o Porto do Rio de Janeiro registrou o maior crescimento percentual entre os portos públicos do Brasil. De janeiro a junho, o porto operou 8,4 milhões de toneladas, volume 24,9% superior ao registrado no mesmo período de 2024. Os dados foram divulgados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) e podem ser acessados no Estatístico Aquaviário, no site da agência. 

No comparativo com o primeiro semestre do ano passado, as principais altas foram na carga conteinerizada (+13,2%), no granel sólido (+49%), no granel líquido (+72,7%) e na carga geral (+81,6%). A movimentação de contêineres respondeu por 68,8% do total operado no Porto do Rio, enquanto os granéis sólidos (com ênfase para o ferro gusa) representaram 14,8% e os granéis líquidos e gasosos, 10,5%. 

Para o diretor-presidente da PortosRio, Flavio Vieira, o desempenho é reflexo de investimentos em infraestrutura, gestão integrada e de um trabalho contínuo para diversificar cargas e ampliar mercados: “O Porto do Rio de Janeiro demonstra que competitividade e eficiência operacional são essenciais para enfrentar diferentes cenários econômicos. Alcançamos esse crescimento expressivo antes do aumento das tarifas anunciado pelo governo dos Estados Unidos, mas confiamos na nossa capacidade de adaptação e reforçamos a importância de mantermos o foco em inovação, produtividade e parcerias estratégicas.” 

Por ASSCOM

divisor