Docas do Rio lança site mais moderno e sem custos

A Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) desenvolveu um site mais ágil, interativo e fácil de navegar, com uma interface renovada e funcionalidades diretas e simplificadas. O novo portal, lançado na última quarta-feira (3), faz parte do processo de modernização da Autoridade Portuária, responsável pela administração dos Portos do Rio de Janeiro, Itaguaí, Niterói e Angra dos Reis.  

O site, que é um dos principais canais de comunicação da Docas do Rio com o público externo, foi criado internamente, sob a coordenação da Gerência de Estruturação e Construção de Soluções. A iniciativa, não somente evitou despesas com contratação de uma empresa especializada em design, como também vai gerar economia na manutenção. Isso porque o CMS (sigla inglesa para Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) utilizado foi o Drupal, indicado para sites empresariais pela flexibilidade e segurança. Por ser uma ferramenta conhecida, um técnico da companhia com conhecimento básico em Drupal será capaz de atualizar o conteúdo e o sistema.  

Uma das principais características do novo site é a responsividade, ou seja, o site se adapta automaticamente às telas de qualquer dispositivo do usuário, seja um computador, tablet ou smartphone. Além disso, o portal está sendo construído em concordância com as diretrizes da atual gestão da companhia, que reflete eficiência, dinamismo e transparência, com base em princípios éticos, morais e legais. O site também atende às orientações do Ministério da Infraestrutura, ao qual a companhia é subordinada, e às normas técnicas estabelecidas pelo Ministério das Comunicações.  

Quanto aos serviços oferecidos, são basicamente os mesmos do site anterior, mas foi dada ênfase à área comercial, com as seções “Oportunidades de Negócios” e “Chamamentos Públicos” em destaque. Entre as novidades, as notícias da companhia passaram a ser exibidas na página principal em forma de slides (as cinco mais recentes) e um link leva o leitor à lista de títulos por ordem de publicação. Há também um sistema de busca por assunto. 

Por ASSCOM

divisor