Porto de Itaguaí

História e Características


História

Em 1973 o governo do então Estado da Guanabara promoveu estudos para a implantação do Porto de Sepetiba, com o objetivo principal de atender ao complexo industrial de Santa Cruz, situado na região oeste do Rio de Janeiro. Com a fusão dos Estados da Guanabara e do Rio de Janeiro, em 15 de Março de 1975, a implantação do porto ficou a cargo da Companhia Docas do Rio de Janeiro, que escolheu o município de Itaguaí para sede das instalações.

As obras foram iniciadas em 1976, com a execução de acessos e fundações do píer de carvão. Em 1977, foram realizadas as obras de dragagem do canal de acesso, de fundamento e aterro hidráulico. A inauguração do porto ocorreu em 7 de maio de 1982. Em 2005, pela Lei Federal nº 11.200/2005, o Porto de Sepetiba teve sua designação alterada para Porto de Itaguaí.

 

Atuação

O grande trunfo do Porto de Itaguaí é de que se trata do último atracadouro ao sul do Brasil antes dos contrafortes da Serra do Mar (subindo na Serra das Araras desce somente na altura de Joinville, em Santa Catarina), o que constitui uma barreira significativa à distribuição das cargas para o interior, configurando, por isso, um trecho da costa brasileira cuja estratégia é de ordem natural e político-econômica. Os modernos terminais especializados do Porto de Itaguaí o tornam um dos principais pólos de exportação de minério do país. O Porto destaca-se também pelos sucessivos incrementos registrados na movimentação de contêineres, demonstrando que o mesmo desfruta de notórias condições para assumir o papel de grande canal de escoamento da economia brasileira e principal porto concentrador de cargas do MERCOSUL. O Porto de Itaguaí possui grande aptidão para a movimentação de granéis e carga geral, graças aos efeitos do pujante parque siderúrgico com as excepcionais condições locais de integração aos modais de transporte rodoviário e ferroviário.
Figuram em seus planos de desenvolvimento a instalação de novos terminais de carga, descarga e tancagem de granéis sólidos e líquidos.


Características Gerais

Sede Administrativa
Estrada Prefeito Wilson Pedro Francisco, s/nº – Itaguaí, RJ – Brasil
Cep.: 23825-410.
Tel.: (21) 3781-1891 – Fax: (21) 3781-2174

Superintendente do Porto de Itaguaí: Alexandre das Neves Pereira
Tel.: (21) 3781-1940

 

- Localização
O Porto de Itaguaí está localizado na costa norte da baía de Sepetiba, no Município de Itaguaí, Estado do Rio de Janeiro, ao sul e a leste da Ilha da Madeira, em áreas que ocupam cerca de 7,2 milhões de m². Dista cerca de 90 km, na direção oeste, do município do Rio de Janeiro e cerca de 60 milhas marítimas, na direção sudoeste, do Porto do Rio de Janeiro.


Órgãos competentes e operacionais do porto
Anvisa – Marcio Valério – Tel.: (21) 2688-9254


Alfândega/Receita Federal – Tel.: (21) 2688-9262


Marinha do Brasil – Delemar Itacuruçá – Tel.: (21) 2680-7420/2680-7303


Polícia Federal – Tel.: (21)2688-9630


Ministério da Agricultura – Tel.: (21) 2688-9229

Praticagem
RIO PILOTS EMPRESA DE PRATICAGEM DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO S/C LTDA
Avenida Rio Branco, 4 – Salas 1.501/02/03 – Centro – CEP.: 20090-000 – Rio de Janeiro – RJ
Tel.: (21) 2516-1336 / 2233-4562 – Fax: (21) 2233-9738
Site: www.riopilots.com.br
ESTAÇÃO: Tel.:(21) 2516-1628
MANGARATIBA: Tel.: (21) 3789-1422/1397
ANGRA: Tel.: (24) 3365-0886


- Dados Técnicos

-- Profundidade
Cais acostável com 2.200 m de extensão, oito berços de atracação e profundidade variando de 13,5 a 18,1m. Calado com variação de 14,5/18,5m.

-- Capacidade de movimentação em toneladas
O Porto de Itaguaí possui uma capacidade de movimentação de 3.542.738 de toneladas.


-- Capacidade de movimentação de contêineres (TEU)
O Porto de Itaguaí possui uma capacidade de movimentação de contêineres de 13 mil TEUs.

Terminais
Atualmente, o Porto de Itaguaí conta com três Terminais Portuários:

SEPETIBA TECON
Marcos Cunha – Tel.: (21)2688-9334

CSN – COMPANHIA SIDERÚRGICA NACIONAL S/A
João Carlos Dias Barroso – Tel.: (21)2687-1752

CPBS - COMPANHIA PORTUÁRIA BAÍA DE SEPETIBA S/A
Carlos Alberto Auffinger – Tel.: (21) 3781-6318

VALESUL ALUMÍNIO S/A
Carlos Alberto Auffinger – Tel.: (21) 3781-6318

-- Agendamento de caminhões


A CDRJ não possui sistema de agendamento referente à entrada de caminhões. No entanto, qualquer contato relativo ao acesso ao porto é realizado diretamente com a Guarda Portuária. Cabe destacar que o fluxo de caminhões está ligado diretamente à movimentação das mercadorias nos navios.
Superintendente da Guarda Portuária: Alfeu Cardoso – Tel: 2233-2923;

-- Empresas que atracam ali
Aliança, Hamburg Sud, Login, CSAV, Libra, CMA CGM, Hapag Lloyd, MSC, Maersk.

-- Ramal Ferroviário


O Estado do Rio de Janeiro é atendido por ramais das empresas MRS Logística S/A e Ferrovia Centro – Atlântica S/A – FCA. O Porto de Itaguaí é atendido pela empresa MRS Logística S A, que atua no mercado de transporte ferroviário desde 1996, quando recebeu outorga através do Decreto de 26/11/96, publicada no DOU nº 230, de 27/11/96, tendo como grupo controlador as empresas Companhia Siderúrgica Nacional – CSN, Minerações Brasileiras Reunidas S A – MBR, Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S A – USIMINAS, CVRD, Ultrafértil, Celato Integração Multimodal S A, GERDAU e ABS Empreendimentos Imobiliários, Participações e Serviços S A. A concessionária MRS Logística controla, opera e monitora a malha sudeste da antiga Rede Ferroviária Federal S.A., com 1.674km de extensão, em bitola larga (1,60m), atravessando os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, atendendo os portos públicos de Itaguaí, do Rio de Janeiro e de Santos. O Porto de Itaguaí é servido pelo ramal de Japeri/Brisamar, o qual também atende ao Terminal de Guaíba, em Mangaratiba, da empresa Minerações Brasileiras Reunidas - MBR.

-- Transporte Rodoviário


A infraestrutura rodoviária que atende a movimentação de cargas de/para o Porto de Itaguaí é formada, principalmente, pelo conjunto de rodovias que abrangem a BR-101 (Rio-Santos), a BR-465 (antiga Rio-São Paulo), a BR-116 (Rodovia Presidente Dutra), a BR-040(Rio-Juiz de Fora) e as rodovias estaduais RJ-099 (Piranema) e a RJ-105 (Estrada de Madureira).

-- Operação e área do porto organizado
O Porto de Itaguaí possui 1.832.911 m² de área operacional.

-- Escalas de navio por ano (em 2011 e 2012)
2011 – 941 navios


Informações Gerais – 2012

-- Volume de movimentação por tonelagem e TEU em 2011 e 2012
Movimentação 2011 - 4.294.739 Ton / 305.811 TEUs (Contêiner)

-- Principais cargas – importação
Carvão – coque de hulha e outros – carga conteineirizada – alumina – produtos siderúrgicos

-- Principais cargas – exportação
Minério de ferro – carga conteineirizada



-- Data de término da concessão de cada arrendamento das áreas do porto:


COMPANHIA SIDERÚRGICA NACIONAL Início: 08/08/1997 - Término: 08/08/2022


SEPETIBA TECON S.A - Início: 23/10/1998 - Término: 01/07/2026
CPBS. CIA. PORTUARIA BAÍA DE SEPETIBA - Início: 30/06/2001 - Término: 30/06/2026

Dados Gerais
-- Informações sobre o Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ)
O Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto de Itaguaí pode ser acessado por meio do link abaixo:
http://www.portosrio.gov.br/node/show/35

-- Investimentos Públicos
Serão investidos, no Porto de Itaguaí, R$265 milhões até 2014 com Dragagem e Derrocagem nas Ilhas de Guaíba e Mangaratiba, Ilha das Cabras e Itacuruça.

-- Investimentos Privados
Serão investidos R$5,7 bilhões até 2020, para adequação do berço 301, terminal de carvão, de contêineres e construção de novo terminal de granel sólido com 25 milhões/toneladas de capacidade instalada.