EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO 02/2023

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA IDENTIFICAR INTERESSADOS EM DOAR PROJETO BÁSICO PARA DRAGAGEM DO CANAL DERIVATIVO E DO CANAL DA ILHA DO MARTINS NO PORTO DE ITAGUAÍ.

Objeto: Chamamento Público de pessoas jurídicas, de direito público ou privado, que tenham interesse em apresentar projeto básico para dragagem do canal derivativo e do canal da ilha do Martins, no Porto de Itaguaí, conforme especificações a seguir.

 

O chamamento visa encontrar interessados em doar projeto básico para as dragagens citadas, considerando que a PortosRio está promovendo ações visando melhorias na infraestrutura do acesso aquaviário do Porto de Itaguaí, que venham viabilizar o aumento da produtividade dos terminas.

É importante enfatizar, que recentemente foi homologada a profundidade do Canal Principal do Porto de Itaguaí em 20 metros, com calado de 18,30m, e a largura em 206 metros, face a realização do corte da rocha próximo da boia nº 5 e a dragagem de manutenção/adequação.

Dessa forma, o Canal Principal está apto a navegação do navio tipo WOZMAX com 250.000 DWT, LOA 330m e BOCA de 57m, características que permitem uma condição de produtividade significativa, onde somente com o calado e o mesmo navio tipo utilizado hoje já teríamos ganhos expressivos. No entanto, para que possamos aumentar as condições operacionais de navegação para os terminais do porto de Itaguaí é preciso realizar a dragagem do Canal do Martins com as mesmas características do Canal Principal, ou seja, adequar o mesmo para 206m de largura e fazer a manutenção para 20m de profundidade.

Em continuidade, ainda temos a dragagem do Canal Derivativo, que atualmente está homologado com calado de 13m e largura de 200m, onde pretendemos ampliar a profundidade para 21m e a largura para 250m, o que permitirá uma melhora significativa para os terminais do porto, que atualmente utilizam o canal da VALE da Ilha Guaíba para sair carregado.

Sendo assim, a PortosRio já incluiu as respectivas dragagens do Canal da Ilha do Martins e do Canal Derivativo no PAC - Programa de Aceleração do Crescimento, visando garantir os recursos necessários para a contratação da obra de dragagem, que dependem dos respectivos projetos.

Portanto, considerando que as contratações por parte da PortosRio são realizadas por licitações, e que naturalmente demoram muito em função dos ritos a serem cumpridos, estamos na busca de interessados para providenciar o projeto de dragagem relativo aos canais do Martins e Derivativo no Porto de Itaguaí.

 


Os interessados deverão se manifestar por e-mail: ronaldo.fucci@portosrio.gov.br helio.szmajser@portosrio.gov.br ; alexandreneves@portosrio.gov.br. As dúvidas e manifestações deverão ser encaminhadas aos e-mails acima indicados, até 15 (quinze) dias após a presente publicação.

 

14 de dezembro de 2023

 

__________________________________________________

FRANCISCO LEITE MARTINS NETO
DIRETOR-PRESIDENTE