Rede ReciclaPorto - Redução de embalagens plásticas de uso único

Você sabia que copos plásticos descartáveis demoram de 50 a 100 anos para se decompor? E que garrafas, sacolas, canudos e talheres plásticos demoram cerca de 100 a 400 anos?

Estes utensílios que utilizamos em minutos ficam muitos anos na natureza, até que sua decomposição ocorra por completo. A poluição plástica é uma das principais causas de danos à saúde e ao meio ambiente hoje em dia.

Estudos apontam que cerca de 90% das espécies marinhas já ingeriram algum produto de plástico e, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), se não reduzirmos o uso de descartáveis até 2050, poderá resultar em mais plástico do que peixes nos oceanos.

Além disso, quando se utiliza vários desses produtos  de uma vez só, há um maior consumo dos recursos naturais como água, matéria-prima e energia, uma vez que são recursos utilizados para a produção desses descartáveis. Desta forma, esta ação se torna nem um pouco sustentável.

Entretanto, é possível reverter esse cenário para fazermos escolhas inteligentes: ao invés de copos, canudos ou sacolas plásticas, podemos optar por materiais de papel, pois demora de três a seis meses para se decompor. Podemos também utilizar copos, canudos, talheres, sacolas e outros materiais reutilizáveis de uso individual, pois  assim não precisamos usar vários e sim o mesmo por muito tempo, basta lavá-los após o uso. Desta maneira, por consequência, ajudamos a evitar também o contágio do vírus da Covid-19 nesse período de isolamento social.

Caso ainda tenha dúvidas entre em contato com a CooperEcológica através do e-mail (coopecologicagramacho@gmail.com) ou telefone de contato pelo número (21) 3580 8282 e (21) 970342139. Eles estão sempre à nossa disposição.

Usando apenas um desses objetos ajuda a salvar o planeta.

Por SUPSAN/GERSAM

divisor