PortosRio vende Antigo Terminal Pesqueiro do Barreto para a Prefeitura de Niterói, impulsionando a indústria local

A PortosRio concluiu a venda do Antigo Terminal Pesqueiro do Barreto para a Prefeitura de Niterói, marcando um passo significativo na revitalização da indústria pesqueira local. Sob uma Parceria Público-Privada (PPP), a área será transformada em um moderno entreposto, com a administração municipal e empresas privadas unindo esforços para impulsionar a infraestrutura e serviços voltados à atividade pesqueira.

Presidente e Fucci ao lado do Axel

Na última quinta-feira (14), o presidente da PortosRio, Francisco Martins, expressou seu entusiasmo com a iniciativa durante a solenidade de transferência, enfatizando a importância para o desenvolvimento econômico da região. "Essa transação possibilitará à Prefeitura concretizar um projeto há muito esperado: a criação de um terminal de pesca que atenda às necessidades da comunidade pesqueira e que impulsione a economia local. A Prefeitura também vai realizar a dragagem do Canal de São Lourenço, que inclui o Porto de Niterói e o aumento do calado vai abrir possibilidades para o Porto. É uma nova perspectiva para a economia da cidade e de todo o estado", destacou Martins.

axel falando

Com uma área total de 6.548 metros quadrados, o novo terminal seguirá modelos internacionais bem-sucedidos. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Indústria Naval (Seden), está empenhada em atrair investidores para o empreendimento. Niterói já se destaca como um dos principais polos pesqueiros do país, e a revitalização do terminal fortalecerá ainda mais essa posição. "A pesca é uma das principais vocações da cidade. Esse terminal vai viabilizar que a atividade pesqueira possa ser umas das principais atividades da cidade, gerando empregos, renda e impulsionando a economia. A Prefeitura vai realizar, em paralelo, a obra de dragagem do Canal de São Lourenço. Será um marco para a revitalização da indústria Naval e da Pesca no Estado do Rio de Janeiro”, ressaltou o prefeito de Niterói, Axel Grael.

Canal de São Lourenço – A obra de dragagem do Canal de São Lourenço, realizada pela Prefeitura de Niterói, visa aumentar a profundidade do canal para até 11 metros, facilitando o acesso de embarcações de maior porte ao Porto de Niterói e impulsionando o setor naval na região. Os investimentos da Prefeitura são de R$ 138 milhões e a previsão é de que a obra de dragagem seja iniciada ainda neste semestre.

Por ASSCOM
 

divisor