CDRJ realiza 1º Treinamento teórico e prático, no âmbito do PCE, no Porto do Rio de Janeiro

A Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) realizou, na última sexta-feira (25), o 1º Treinamento Teórico e Prático, ministrado pela Brigada de Incêndio do Porto do Rio de Janeiro. Com o objetivo de institucionalizar o Plano de Controle de Emergência (PCE) para o Porto do Rio de Janeiro, recém-aprovado pela Diretoria Executiva da Autoridade Portuária, o treinamento em Primeiros Socorros ocorreu no auditório do prédio administrativo do porto.  

Foram capacitadas 23 pessoas, entre membros do grupo do PCE, representantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), gerentes, supervisores e plantonistas das áreas operacionais, tais como Acesso Aquaviário, Acesso Terrestre, Fiscalização de Operações,  Gestão de Obras, Manutenção Portuária e Predial, Gestão de Riscos de QSMS e Responsabilidade Socioambiental. Os superintendentes de Sustentabilidade do Negócio, de Gestão Portuária dos Portos do Rio de Janeiro e Niterói, de Engenharia e da Guarda Portuária também integraram o grupo.

Os participantes receberam orientações práticas e teóricas de primeiros socorros. Para ministrar o treinamento, a empresa prestadora de serviços de Brigada de Incêndio para o Porto do Rio de Janeiro, Quimilar, disponibilizou uma enfermeira, quatro bombeiros civis e um instrutor profissional, além de diversos equipamentos utilizados nos primeiros socorros às vítimas.

De acordo com a Gerente de Riscos de QSMS, Jussara Mendes, "o simulado foi de grande valia, um primeiro grande passo, envolvendo todas as equipes que tiraram dúvidas e participaram proativamente do treinamento“. Este é o primeiro de uma série de treinamentos e simulados, programados a ocorrer até o final do ano, visando a disseminação das boas práticas de resposta à emergências para todas as áreas da Companhia.

Por SUPSAN

divisor