Docas do Rio destaca melhoria da infraestrutura dos portos em reunião da Câmara de Logística Integrada

A 2ª Reunião Plena do ano da Câmara de Logística Integrada da Associação de Comércio Exterior do Brasil (CLI/AEB), realizada na terça-feira (22), contou com a participação do diretor-presidente da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), Francisco Antonio de Magalhães Laranjeira, entre outros gestores de diversas instituições. O encontro aconteceu por videoconferência, via plataforma Zoom, sob o tema principal “A Logística e o Comércio Exterior para o Crescimento do Estado do Rio de Janeiro”.

Em sua palestra sobre a “Situação do Porto do Rio de Janeiro, Gargalos, Investimentos e Perspectivas para 2022”, o presidente da Autoridade Portuária ressaltou que, em sua gestão, além de organizar a companhia internamente com relação a questões administrativo-financeiras, busca priorizar a melhoria da infraestrutura aquaviária e terrestre dos Portos do Rio de Janeiro e Itaguaí para aumentar a competitividade: “Com a modernização da sinalização, os navios já estão atracando no Porto do Rio durante a noite. Além disso, estamos implementando o sistema VTMIS (sigla inglesa para Sistema de Gerenciamento e Informação do Tráfego de Embarcações), investindo em informatização e segurança portuária e tratando da necessidade de dragagem para que o Porto do Rio possa receber navios de 366m de LOA”.

O diretor-presidente da Docas do Rio também destacou que a companhia vem trabalhando para receber os certificados ISO 14000 e de Green Port (Porto Verde): “Pretendemos executar projetos que tornem o porto sustentável como, por exemplo, colocar energia solar nos armazéns e cobrar uma tarifa diferenciada para navios com maior eficiência energética”. Para o presidente Laranjeira, "todas essas ações certamente causarão um impacto positivo no porto e em toda a cadeia logística do comércio exterior para o desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro e do país.

A palestra de abertura foi realizada pelo presidente-executivo da AEB, José Augusto de Castro. Também participaram da reunião como palestrantes o presidente da Câmara de Comércio e Indústria do Estado do Rio de Janeiro (Caerj), Ricardo Mota; a Sales Manager & Business Development da BBC do Brasil, Marília Sette e Câmara; o ex-diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Adalberto Tokarski; o presidente do Conselho Empresarial de Logística e Transporte da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), Delmo Pinho; e o presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços do Brasil (Cisbra), Paulo Protásio.

Na pauta do dia, foram abordados assuntos como perspectivas para o comércio exterior em 2022, atração de novos investimentos para a indústria e serviços do Estado, transporte marítimo e sua influência nas exportações e importações, concessões e investimentos nos aeroportos e ferrovias do Estado, ações necessárias para o crescimento do Rio de Janeiro, dentre outros. O evento teve como como presidente de mesa o coordenador da CLI, Prof. Jovelino de Gomes Pires, e como moderador, o conselheiro técnico da AEB, Paulo De Lello. A AEB é uma entidade que congrega empresas exportadoras e importadoras de mercadorias e serviços, bem como as de atividade de apoio ao comércio exterior.

Video
divisor
Type of News