22. Certificados do Corpo de Bombeiros

*em atualização

 

O Projeto Executivo contra incêndio e pânico para o Porto do Rio de Janeiro está em andamento no âmbito do Contrato nº 30/2020 da CDRJ com a ML Projetos Eireli ME. De acordo com o cronograma de execução da empresa, o Projeto Executivo já foi entregue para análise do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro - CBMERJ, em 18/12/2020.

Já o Projeto Executivo de segurança contra incêndio e pânico para os Portos de Itaguaí e Angra dos Reis está em andamento no âmbito do Contrato CDRJ Nº 26/2021, também com a ML Projetos Eireli ME.

Vale lembrar que os Portos de Angra dos Reis e de Niterói possuem Certificado de Regularidade do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, concedido para as arrendatárias, já que toda a área dos Portos citados é arrendada. Os Certificados são válidos para estes em sua totalidade.

É de suma importância destacar que o Certificado do Corpo de Bombeiros será obtido com o desenvolvimento das etapas: Relação Porto-Cidade; Gerenciamento de Resíduos Sólidos; Plano de Gerenciamento de Áreas Contaminadas; Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) e Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR); Auditorias Ambientais; e Plano de Emergência Individual. A SUPSUN está trabalhando para isso.

Todos os arrendatários e operadores portuários dos Portos administrados pela CDRJ possuem Certificados aprovados e vigentes pelo Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro.