Porto do Rio de Janeiro realiza Exercício Simulado do Plano de Controle de Emergência

Na última quinta-feira (23), foi realizado o Exercício Simulado do Cenário Hipotético de Atos Suspeitos no Porto do Rio de Janeiro. O simulado faz parte do cronograma anual do Plano de Controle de Emergência (PCE) do Porto do Rio de Janeiro e tem por objetivo treinar e capacitar os membros do PCE para atendimento a emergências. 

 

Para a ação, foram envolvidos diversos setores da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), Autoridade Portuária responsável pela administração do porto, tais como: as Superintendências de Sustentabilidade do Negócio (SUPSUN), da Guarda Portuária (SUPGUA) e de Gestão Portuária do Rio de Janeiro e Niterói (SUPRIO), as gerências de Acesso Terrestre (GERATE), de Riscos de QSMS (GERIQS), além da Supervisão da Guarda Portuária do Rio de Janeiro (SUGRIO), o Grupamento de Ações Extraordinárias (GAEX) e a Brigada de Incêndio da Docas do Rio e do Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO-RJ). 

O cenário hipotético de atos suspeitos ainda contou com a atuação de convidados externos. Participaram do simulado de mesa e exercício prático representantes do Núcleo Especial de Polícia Marítima da Polícia Federal (NEPOM-PF) e do Esquadrão Antibombas da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil. Durante o exercício prático, que aconteceu no portão 32 do porto, também foram testados os canais de comunicação.   

Por ASSCOM

divisor