PortosRio celebra a sanção da Lei nº 8.470/2024 e a inclusão do Dia do Porto do Rio no Calendário Oficial da Cidade
A PortosRio tem a honra de anunciar a Lei nº 8.470/2024, sancionada esta semana pelo Prefeito Eduardo Paes e de autoria do Presidente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, Carlo Caiado. A nova legislação inclui o Dia do Porto do Rio de Janeiro, a ser comemorado anualmente em 20 de julho, no Calendário Oficial da Cidade, consolidado pela Lei nº 5.146/2010.
A criação desta data comemorativa ressalta a importância histórica e econômica do Porto do Rio de Janeiro, inaugurado oficialmente em 20 de julho de 1910. O Porto é um ativo vital para a cidade, gerando mais de 5 mil empregos diretos e milhares indiretos, e contribuindo significativamente para o PIB municipal e a arrecadação de tributos. Desde a aprovação do projeto do porto pelo Decreto nº 4.969, de 18 de setembro de 1903, até hoje, o Porto se transformou em um dos principais geradores de ICMS do estado. Além disso, os serviços portuários e suas atividades conexas contribuem com aproximadamente 1 bilhão de reais anuais em ISS para a cidade do Rio de Janeiro.
A Lei nº 8.470/2024 destaca a necessidade de aumentar a conscientização sobre a relevância do Porto do Rio para os cariocas. A data comemorativa servirá para celebrar e reconhecer a contribuição do porto não apenas para a economia local, mas também para a identidade cultural e histórica da cidade. Francisco Martins, presidente da PortosRio, comenta que a inclusão da data no Calendário Oficial da Cidade fortalece a ligação entre o porto e a população.
Sobre a PortosRio e o Porto do Rio de Janeiro
A PortosRio é responsável pela administração do Porto do Rio de Janeiro, promovendo o desenvolvimento sustentável e a eficiência operacional para garantir a competitividade portuária e o crescimento socioeconômico do estado e do país.
O Porto do Rio de Janeiro abrange as regiões do Centro, Gamboa, São Cristóvão e Caju, com um cais de atracação de 6,8 km de extensão. Possui terminais para movimentação de contêineres, veículos, produtos siderúrgicos, granéis líquidos e sólidos, além de passageiros e de cargas de projeto e de apoio à atividade offshore, especialmente para atendimento às Bacias de Campos e de Santos.
Em 2023, o Porto movimentou cerca de 11 milhões de toneladas de carga, sendo responsável pela importação e exportação de uma ampla gama de produtos. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o Porto do Rio de Janeiro é responsável pela movimentação anual de aproximadamente 17 bilhões de dólares em valor de mercadorias.
O Porto do Rio de Janeiro é essencial para o comércio exterior do Brasil, incluindo a movimentação de medicamentos, alimentos e diversos outros produtos de necessidade primária. Além disso, os terminais de contêineres movimentam cargas de alto valor agregado, sendo, por exemplo, um dos principais exportadores de café do Brasil, destinado principalmente à Europa. O terminal de trigo, um dos mais modernos da América Latina, abastece todo o Estado do Rio e parte de Minas Gerais. Outras cargas de destaque são os produtos siderúrgicos, veículos, cargas de apoio offshore, petróleo e seus derivados.
Por ASSCOM