Docas do Rio participa de simpósio sobre Operações Marítimas na Capitania dos Portos

Gestores da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), Autoridade Portuária responsável pela administração dos Portos do Rio de Janeiro, Niterói, Itaguaí e Angra dos Reis, participaram do Simpósio de Gerenciamento de Risco de Operações Marítimas, promovido pela Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ). O evento, que aconteceu na última terça-feira (22), no auditório da CPRJ, reuniu também integrantes da Praticagem, da própria CPRJ, da Diretoria de Portos e Costas (DPC) e do Porto Sudeste.

O objetivo do encontro foi discutir metodologias aprovadas pela IMO (sigla em inglês que significa Organização Marítima Internacional) e pela IALA (sigla em inglês para Associação Internacional de Auxílios à Navegação Marítimos e Autoridades de Faróis) no gerenciamento de risco de operações marítimas, além de apresentar as ações desenvolvidas pelo Porto do Sudeste com vistas à realização de operações “ship-to-ship”.

O tema “Gerenciamento de Riscos” foi desenvolvido pelo Almirante Nilo Moacyr Penha Ribeiro, que é Doutor em Ciências Navais e já atuou em diversos cargos operacionais e de comando e direção na Marinha do Brasil (MB). Já a questão das operações “ship-to-ship” foi abordada pela capitã de Longo Curso da Marinha Mercante e assessora náutica dos Terminais do Nordeste (Transpetro), Fabiana Durant, graduada em Ciências Náuticas e especialista em Shipping.

Para o diretor de Gestão Portuária da Docas do Rio, Mário Povia, a participação da Autoridade Portuária em um evento de capacitação da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro é fruto das boas relações entre as duas instituições: “Essa parceria tem evoluído a passos largos e contribuído, em muito, com melhorias significativas na operação portuária e na infraestrutura aquaviária de acesso aos portos administrados pela Docas do Rio”.

Os gestores da Docas do Rio que participaram do simpósio foram o superintendente de Gestão Portuária do Rio de Janeiro e Niterói, Leandro Lima; o superintendente de Gestão Portuária de Itaguaí e Angra dos Reis, Alexandre Neves; os gestores e técnicos das Gerências de Acesso Aquaviário dos Portos, Roque Pizarroso, Tatiana Quadros e Jesuíno Alves (Porto do Rio de Janeiro) e Julia Crisostomo (Porto de Itaguaí); e o gestor de VTMIS (sigla inglesa para Sistema de Gerenciamento e Informação do Tráfego de Embarcações), Marcelo Villas-Bôas.

Por ASSCOM

divisor
Type of News