Rede ReciclaPorto: Repense o conceito de lixo

Você sabia que para separar os resíduos na sua casa não é necessário ter uma lixeira para cada tipo de material? Que dá pra ser sustentável mesmo neste cenário de pandemia que estamos vivendo?

Tudo que jogamos fora pode ser dividido em apenas duas categorias: resíduos recicláveis e comuns. (Resolução CONEMA Nº 55, de 13 de Dezembro de 2013).

Exemplos de resíduos recicláveis: plástico, metal, vidro, papel, tetrapack e papelão. Estes materiais devem ser descartados em sacolas grandes pois geram grandes volumes.

Exemplos de resíduos comuns: restos de comida, papel higiênico, fralda, absorventes íntimos. Estes devem ser colocados em um recipiente menor como a famosa lixeirinha de pia e banheiro. O lixo de varrição também se inclui aqui.

E as máscaras e as luvas, como descartar? Estes itens de proteção devem ser inseridos juntos em uma sacola plástica. Você deve amarrá-la e, por fim, descartá-la como um resíduo comum. Pronto! Desta maneira, você evita que ocorra a contaminação do vírus para qualquer pessoa que irá manusear seu resíduo.

Se você ainda está com dúvidas ou não tem onde descartar seus resíduos recicláveis e o resíduo comum, não tem problema! Fale com a Cooper Ecológica através do e-mail coopecologicagramacho@gmail.com ou pelos telefones (21) 3580 -8282 e (21) 97034-2139, eles darão a solução ou, caso seja necessário, indicarão uma cooperativa parceira.

A manutenção do nosso ecossistema depende de TODOS NÓS, e passa pela aplicação do conceito de economia circular, que inclui diminuirmos o descarte de produtos agressivos ao meio ambiente.

Então, prontos para repensar e acertar na hora de descartar os resíduos?

Por GERSAM

divisor